Fábrica de automação na OMNI Taxi Aéreo vai do operacional ao core business

Veja como a OMNI Taxi Aéreo conseguiu estancar a necessidade de horas extras com a execução automática através de robôs em processos de missão crítica, que permite a operação 24 horas por dia, gerando mais satisfação das equipes e redução considerável de custos.
O Desafio
Um dos desafios críticos que a OMNI buscava solucionar era o processo de faturamento para Petrobras, que é crucial para o cliente. Nele são integrados os sistemas de controle e ERP’s e o portal da própria Petrobras, em um processo de faturamento que precisa ser concluído nos primeiros 4 dias úteis do mês.
Além disso, eles precisavam de uma automação na etapa de geração do relatório de manutenção das aeronaves, processo de suma importância para o core business da empresa.
A solução
Para garantir a consistência do processo de faturamento como um todo, o sistema de controle recebe todos os dados de cada serviço prestado e aciona diretamente as automações através do uso de filas de processamento, gerando a agilidade necessária ao processo e o controle dos faturamentos, e garantindo a integridade da operação.
Dentre as automações, destacamos também os robôs que geram os relatórios de confiabilidade e manutenção das aeronaves, através da coleta de dados de horas de voo, manutenções não programadas e extração da lista de todas as tarefas realizadas pelas oficinas. Alguns desses relatórios são de entrega obrigatória a ANAC.
São mais de 17 processos em diversas áreas de negócio, trazendo não somente resultados financeiros, como também de mitigação de riscos nas operações.
Principais resultados
Integração de sistemas
Processos mais ágeis com a integração de sistemas internos com o de fornecedores
Mais confiabilidade
Muito mais segurança nos processos de missão crítica
Redução de custos
Liberação de horas das equipes,
resultando em grande redução de custos operacionais
"As vantagens do modelo fábrica de automação são muito boas, e eu destaco entre elas o fato de termos um orçamento fixo mensal para as automações. O trabalho é feito em cima das prioridades que a gente determina, e inclui a sustentação e a correção de problemas, então estou muito satisfeito. Essa parceria é de longa data e eu pretendo que a gente continue por muito mais tempo."
Frederico Freitas | CIO da OMNI Taxi Aéreo